sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Quiche de Alho Poró da Maíra



Sempre tive muita vontade de fazer quiche. Afinal de contas, é praticamente uma tradição milenar da minha avó levar quiches (deliciosas, por sinal) para as festas da família. Mas nunca tive coragem de fazê-las. Pensava que dava muito trabalho, sovar a massa, fazer o recheio. Mas, ao contrário do que eu imaginava, foi super fácil de fazer. Eu e Bruno fizemos a massa, uma delícia de ajuda! Além disso, ele me ajudou a cortar o alho poró e a cebolinha. Ótimo programa familiar! A receita da quiche veio do lindo blog da minha querida amiga Maíra, que quis compartilhar conosco essa delícia! Mamá, esta é pra você!!

Quiche de Alho Poró
daqui

Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
125 g de manteiga gelada
1 ovo inteiro
50 ml de água filtrada
sal a gosto

Recheio:

2 talos de alho poró fatiados em rodelas finas
3 ovos inteiros
1 lata de creme de leite com soro (eu usei o fresco)
Sal, pimenta do reino e mostarda a gosto
Alguma erva (eu usei cebolinha)

Modo de Preparo:

Massa: No seu plano de trabalho, que pode ser dentro do tabuleiro mesmo, coloque a farinha e trabalhe a manteiga com ela até obter uma farofa amarelada. Junte o sal. Em uma tigela, bata o ovo com a água e junte esta mistura à farinha. Trabalhe a massa até que fique lisa e sem grudar nas mãos. Você não deve levar muito tempo para fazer isto. A massa deve ser de fácil manuseio (por causa da quantidade de gordura!). Faça uma bola e coloque na geladeira enquanto faz o recheio.

Fatie o alho poró como indicado. Prefira o legume orgâncico, ele tem mais sabor, é mais saudável para você e para o planeta! Reserve. Em uma tigela, bata os três ovos com o creme de leite e os temperos - prefira uma mostarda de qualidade, de sabor forte. Junte a cebolinha fatiada e pronto, está na hora de montar!

Tire a massa da geladeira, abra-a em uma fôrma média, circular ou retangular e suba as bordas. Faça alguns furos no fundo com um garfo. Coloque o alho poró em rodelinhas e despeje o creme por cima. Asse em forno médio/baixo por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até o creme estar cozido e a massa ter soltado da travessa, coradinha.

7 comentários:

tatiane disse...

Ficou linda sua quiche! Tentei fazer uma vez, de alho-poró, mas errei no sal e ficou insosso, não deu para consertar porque aqueles grãos de sal deixava mais "incomível", rs.
bjs!

tatiane disse...

Renata, vc falou em sorvete com cereja, lembrei dessa receita que estou de olho faz tempo:
http://technicolorkitchen.blogspot.com/2009/02/sorvete-de-cereja-com-chocolate-branco.html

Fabiana disse...

Renata,
Adorei a sua Quiche!
eu sempre usei alho poró para fazer uma sopa de asa de galinha, para curar aquela gripe brava..rs..rs..
mas por ter um sabor forte, nunca usei em outro tipo de receita.
bom, já estou começando a achar outras opções por aqui..rs..rs.
bjs

Dani Bros disse...

Olá Parabéns pelo blog!
Gostaria de convidá-la para uma visitinha na CASA DE FARINHA, tem muitas novidades!
http://casadfarinha.blogspot.com/
Bjs
Dani

Marcia Rosa disse...

Renata, adoro quiche de alho poró! aliás aqui em casa não falta este ingrediente na geladeira...uso em frangos, caldos, peixes e até em molho de tomate!
bjs

Maíra Bezzi disse...

Renatinha, sua danadinha! que fofa! e ainda postou aqui! Estou muito honrada, grata e um tantinho assim orgulhosa.. hahaha! Que bpm que vc gostou tanto! Dia desses fiz a Quiche Lorrainee e ficou boa que só! Depois compartilho também!
Olha, preciso dizer que graças à vc, aprendi a fazer sopa de feijão e... que delícia! Eu não tinha muito feijão no dia, mas ainda tinha um resto de galinha caipira, então fiz um caldinho dela e misturei à sua receita também! Ficou show! Valeu, amiga!
Sodade
bjkas

manjericota disse...

To de olho neste quiche! :o)

Bjinho,
Dani

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...