quinta-feira, 20 de maio de 2010

Risoto de Aspargos Frescos



Como já falei por aqui, faz pouco tempo que comecei a gostar de risotos. Desde então não tento fazer muitas receitas, a de funghi, que já postei, é o preferido em casa e o que eu mais gosto de fazer. Fui ao mercado essa semana e achei uma bandeijinha de aspargos frescos dando sopa. Na hora pensei em grelhá-los, assim como eu sempre vejo no programa do Jamie Oliver. Mas aí pensei melhor e decidi fazer um risoto. E ficou delicioso! Os aspargos frescos realmente dão um charme, a combinação é perfeita! A receita eu peguei do maravilhoso blog da Léia, o Cucchiaio Pieno.

Risoto de Aspargos
adaptado daqui

Ingredientes:

300 g de arroz arbóreo
200 g de aspargos
1/2 cebola picadinha
1/2 taça de vinho branco seco (usei um prosecco que tinha em casa)
1 litro de caldo de legumes
20 g de manteiga
50 g de queijo parmesão ralado
Sal

Modo de Preparo:

Corte os aspargos em 3 partes e coloque a parte mais dura do caule para aromatizar o caldo de legumes. Pique os caules restantes, reservando as pontas para a decoração. Refogue a cebola na metade da manteiga e toste o arroz até que fique translúcido, adicione o vinho e deixe evaporar completamente. Acrescente 1 concha de caldo quente e cozinhe o arroz, misturando com frequência. Vá despejando o caldo sempre que a concha anterior tiver sido totalmente absorvida pelo arroz.

Quando o arroz estiver al dente, coloque os aspargos reservados e deixe cozinhar dentro do risoto, derramando a última concha de caldo.

Adicione o restante manteiga e o queijo ralado, tampe a panela e deixe repousar por 2 minutos. Sirva imediatamente, enfeitando com as pontas de aspargos cozidas.

14 comentários:

Richie disse...

Oi Renata!
Olha, eu nunca comi aspargos, mas juro que deu vontade com essa foto do risoto! :D
bjo pra vc!

Marina Mott disse...

Renata, tenho certeza que ficou maravilhoso!! Adoro aspargos, e frescos então (grelhados com um pouquinho de manteiga e um montão de parmesão raçado, fazendo uma casquinha...). O risoto eu nunca comi , mas vou te copiar!! Um beijo!

tatiane disse...

Ainda não experimentei aspargos frescos, lembro de ter comido em conserva e não gostei. Mas este risotto está tentador!
beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida
Esses risoto é realmente delicioso! Sempre que posso refaço esta receita.
E como você disse, os aspargos dão um charme ao prato.
Muito obrigada pelo carinho
Bjim
Léia

Quéroul disse...

amo risotto. amo amo.
fiz um de aspargos há umas semanas, ficou bem gostoso.
o próximo aqui será de cogumelos, muito provavelmente amanhã.

mas meu preferido é o de tomates, seguido muito de perto pelo branco, só com queijo parmesão.
enjoei de gorgonzola :P

beijão pra vc.

Tamy disse...

to te aguardando mesmo hein???

beijos

Gina disse...

Risoto de funghi é o melhor para mim, mas vou lhe contar que aceito qualquer sabor, basta ser risotto...rs!
Com aspargo ainda não provei.
Que delícia!
Bjs.

Blog da Nô disse...

Renata, vim agradecer a sua visita e comentario lá no blog. E conhecer o seu!
Eu AMO risotto! E de aspargos deve ficar ótimo. Nunca havia pensdo nessa conbinação!
Seja sempre bem-vinda!
:o)

Marly disse...

Esse blog tá ficando muito goumert!
O risoto ficou com uma aparência cremosa e deliciosa!

Beijinho

Rachel disse...

Sabe Renata, eu também não gostava de fazer risotos, mas estou aprendendo, e realmente concordo com você o de funghi é o meu preferido!
Outra coisa que ainda não fiz, por que por aqui eu não encontro com facilidade, são os aspargos, e por incrível que pareça também penso neles grelhados como o Jamie faz...rsrsrs!
Seu risoto de aspargos ficou lindo!
Bjuss!!!

Fabiana disse...

Renata,
Nunca fiz risoto.
Mas são tantas receitas de risotos que tenho visto ultimamente nos blogs, que falta pouco, para eu testar também.
Fico com medo da aparencia não agradar os meus filhos.
Mas vou levar a receita e quando testar, venho te contar.
beijos

Abobrinhas na Cozinha disse...

Oi Rê! Prazer e conhecê-la!
Muito obrigada pela visita no meu blog! Volte sempre que quiser, será muito bem-vinda!
Amei seu cantinho. Tem muita coisa boa por aqui, a começar por esse risoto de aspargos. Que maravilha!!!
Já te add no meu blog e voltarei sempre agora :)
Beijo grande,
Thais

Maíra Bezzi disse...

Rê, saudades, amiga!
Nossa, que água na boca que deu! Seus filhos vão ficar mal acostumados, achando que em qualquer lugar assim come-se risoto e pratos bem bolados!... hehe! Amei e continuo amando suas receitas!
Olha, I got news! Loads!... Talk to you soon...
Mamá

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Parece que ficou perfeito.
Beijos
Patty Martins

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...