terça-feira, 21 de maio de 2013

Cupcake de Chocolate com Cobertura de Marshmallow


Há tempos eu queria preparar um cupcake de chocolate. Mas todas as receitas que eu via rendiam mais de 12, ou levavam muita manteiga, ou muito óleo, ou enfim, não eram o que eu queria. Mas eu não queria só o bolinho de chocolate. Eu queria também uma cobertura que ficasse linda nos meus cupcakes. Hoje, enquanto fazia o Caio dormir, peguei o celular e me botei a pesquisar receitas. Encontrei essa maravilhosa, que, pelos comentários, parece que pertence ao livro da Hummingbird Bakery, uma confeitaria super famosa mundo afora. Achei a receita fácil e, de quebra, encontrei uma receita ótima de marshmallow enquanto fazia a pesquisa para o bolinho. E o melhor: a conta certa de 9 bolinhos para a família toda comer até amanhã! Perfeito!

Cupcakes de Chocolate com Cobertura de Marshmallow

Ingredientes:

Para os bolinhos:

100g de farinha de trigo
20g de chocolate em pó
140g de açúcar refinado
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
Uma pitada de sal
40g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
120 ml de leite
1 ovo
1/4 colher (chá) de extrato de baunilha

Para a cobertura:

2 claras de ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 colher (café) de cremor tártaro
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Bolinhos - Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o chocolate, o açúcar, o fermento, o sal e a manteiga. Bata até obter uma areia fina. Em outra tigela, bata o ovo com o leite e a baunilha. Acrescente a mistura de líquidos aos ingredientes secos. Bata até incorporar. Forre a forma de cupcakes com as forminhas de papel e despeje a massa até encher 3/4 das forminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 20 minutos ou até que os bolinhos passem no teste do palito. Retire do forno e reserve.

Cobertura - Leve as claras, o açúcar e o cremor tártaro para aquecer em banho maria, mexendo sempre com um fouet. Assim que o açúcar dissolver e a mistura ficar aquecida, retire do fogo e leve à tigela da batedeira, batendo em velocidade baixa, aumentando gradativamente, até que o marshmallow forme picos firmes e brilhantes, o que deve levar aproximadamente 5 minutos. Junte a baunilha, bata para incorporar e cubra os bolinhos. Para o efeito tostado do marshmallow, usei um maçarico. 

2 comentários:

flor do brownie disse...

Que cupcakes lindos! Devem ser deliciosos!
http://flordobrownie.blogspot.pt/

Gina disse...

Rê, muito lindinho seu cupcake.
Já dei uma geral em tudo que perdi por aqui e seu hommus me deu uma ideia... Aguarde...rs!
Bom final de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...