sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pão sem Sova - No-Knead Bread


Eu sempre tive muita curiosidade para fazer esse pão. Sempre via ele aparecendo pela internet, mas confesso que o descanso de 18 horas me dava a maior preguiça. Gosto de coisas rápidas, que ficam prontas na hora, por isso sempre adiei a preparação desse pão. Na verdade ele utiliza uma quantidade super pequena de fermento, e o processo 'imita' aquele da fermentação natural. A massa final é bem mole, e deve ser assada em uma panela de ferro, ou de qualquer tipo que vá ao forno. O Bernardo, que é fã de pães de fermentação natural, já saiu logo elogiando, dizendo que estava igual ao da padaria que costumamos comprar esse tipo de pão. E ficou mesmo. É um tipo de sourdough com buracos imensos de ar por dentro, e com a casca super dura logo que sai do forno. Já estou planejando a segunda leva para domingo!

Essa é minha contribuição para a minha terceira participação no World Bread Day, um evento organizado pela Zorra, do blog Kochtopf, que reune pessoas de vários países para fazer.. pão! Espero que gostem!

World Bread Day 2015 (October 16)

Pão sem Sova

Ingredientes:

3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 e 1/4 colher (chá) de sal
1 e 5/8 xíc. (chá) de água
Semolina ou farinha, para polvilhar

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o sal e a água. Mexa bem com uma colher até que a mistura fique homogênea. Cubra a tigela com um plástico filme e deixe descansar por 12-18 horas em temperatura ambiente. A massa estará pronta quando sua superfície estiver cheia de bolhas de ar. Polvilhe uma superfície com farinha e retire a massa da tigela. Dobre a massa duas vezes sobre ela mesma e deixe descansar por 15 minutos. Após o descanso, forme uma bola com a massa e deixe-a descansar, coberta por um pano de prato seco e limpo, por cerca de 2 horas. 30 minutos antes de finalizar o tempo de descanso da massa, pré-aqueça o forno a 220oC e coloque uma panela de cerca de 20cm de diâmetro - e que possa ir ao forno - dentro do forno. Após os 30 minutos, retire a panela com cuidado, coloque a massa dentro e tampe. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, retire a tampe e asse por mais 15-20 minutos, ou até que a casca esteja dourada. Retire do forno e transfira o pão para uma grade para esfriar.

4 comentários:

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Renata!
Há tempos sigo seu blog, mas não me lembro de ter deixado algum comentário pra você... que vergonha!
Bom, hoje vim reparar este descuido.
Adorei a sua postagem e a escolha do pão para participar do #wbd2015. Eu já tinha ouvido falar desse pão, mas não conhecia o seu preparo. O que me surpreendeu foi levá-lo ao forno com a tampa. Uau! Muito intrigante! Preciso testar, pois o aspecto do seu pão está lindo! E a textura tentadora. Eu devoraria uma fatia rapidinho rsrs...
Além disso, o que eu gostei de saber, através do post anterior, é que, assim como eu, você também é apaixonada pelo Reino Unido... Que bacana!!!
Mais uma coisa em comum, além da culinária!.
Bjss

www.sosimplesassim.com.br disse...

Parabéns por sua participação, Renata! Sou fã desses No-Knead Bread.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

zorra disse...

Love the juicy crumb! Thank you for participating in World Bread Day!

Gina disse...

Renata,
Ficou com uma aparência ótima esse pão!
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...